Tereré ganha status de Patrimônio Imaterial da Humanidade

O Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Humanidade, da Unesco (Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura), com sede em Paris, declarou o tradicional tereré paraguaio como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A candidatura do tereré foi proposta pela Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai e concorreu numa lista de outros 44 itens.
Pelo conceito da Unesco, um patrimônio intangível ou imaterial tem a ver com tradições ou expressões vivas herdadas de nossos antepassados e transmitidas a nossos descendentes, como tradições orais, artes de espetáculo, usos sociais, rituais, atos festivos, conhecimentos e práticas relativos à natureza e ao universo, e saberes e técnicas vinculados ao artesanato tradicional, como explicou o Última Hora.
A explicação tem uma conclusão: o bem imaterial tem que ser tradicional, contemporâneo e estar vivo ao mesmo tempo; ser integrador, representativo e baseado na comunidade.

Vai um patrimônio imaterial da humanidade aí? Neste calor e com este título honorífico, o gostoso tereré cai ainda melhor!

Fonte:
https://osulmatogrossense.com.br/cultura/terere-e-declarado-patrimonio-cultural-imaterial-da-humanidad/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s