A melhor Bomba para tomar seu mate

  
O que você deve analisar na hora de escolher a bomba para seu mate.
Se você ama um mate assim como a gente, deve saber que a bomba faz toda a diferença no preparo e no consumo da bebida, né? 
A bomba é o utensílio mais importante. Se você não tem cuia, uma xícara maiorzinha pode até quebrar o galho; se você não tem térmica, a chaleira vai resolver. Mas, sem a bomba não tem mate, né? Além de ser indispensável, ela faz toda a diferença no sabor da bebida.
Parece fácil escolher uma bomba, mas não é tanto assim. Por isso, seguem algumas dicas você descobrir tudo o que precisa saber para que o seu mate tenha aquele gostinho delicioso.
A bomba é dividida em quatro partes: bojo, haste, bico e anéis, que servem para facilitar o preparo e o consumo do mate e impedir a passagem da erva, evitando que ela chegue até a sua boca. Hoje, nós vamos falar das três partes da bomba: bico, anel e bojo.
 
O bico
O bico da bomba, também conhecido como biqueira ou bocal, é a extremidade superior da bomba, onde você encosta a boca para tomar o mate. Pode ser feito de ouro ou prata, pois, é mais higiênicos e melhores para a sua saúde. Além disso, observe a espessura da abertura do bico: o ideal é que ela não seja nem muito grande, nem muito pequena.
 
O anel
O anel, também conhecido como passador ou resfriador, é aquela saliência, geralmente redonda, que fica localizada na parte superior do corpo da bomba, e deve ser levado em conta na hora de escolher a sua bomba. Muitos modelos possuem a haste ou o cano lisos, pois assim as primeiras bombas eram produzidas pelos índios. Porém, com o tempo, foram aperfeiçoando o seu design e adicionaram o anel, que serve como um bloqueador de temperatura, evitando a transferência de calor (quando o mate é quente) entre as partes da bomba, fazendo com que o bico não esquente ao ponto de queimar a sua boca. Além disso, é o anel que traz grande parte do charme da bomba, podendo ser personalizado com pedras e outros elementos.
 
O bojo
O bojo, também conhecido como coador ou colher, é a parte inferior da bomba, que fica enterrada na erva-mate. Sua principal função é filtrar a água, impedindo que os pequenos grãos da erva cheguem até a sua boca. Existem alguns tipos de bojo, para facilitar na hora de fazer a limpeza da bomba, ele geralmente é rosqueável e fácil de remover.
 
Dica extra: as bombas também são ótimos presentes e você pode personalizar a peça com uma gravação, como o seu nome, emblema de curso ou até mesmo um coração para presentear o seu amor.
 
Ah, só não esquece que uma das regras para a boa convivência na roda de chimarrão é não mexer na bomba, viu?!
 
Fonte:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s