Erva-mate ajuda no emagrecimento

O hábito de matear é cultivado em todo o Rio Grande do Sul e passado de geração por geração. Além de ser uma grande fonte de nutrientes, a erva-mate contém vitaminas B1, B6, C, D, E e também minerais importantes como ferro, fósforo entre outros. Mas uma das dúvidas que ocorrem durante o consumo da bebida é: o chimarrão ajuda a emagrecer? 
Prepare o teu mate e confira o texto a seguir.
Reduz níveis de colesterol ruim.
Um estudo realizado pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul concluiu que o chimarrão é responsável por ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim. Além disso, a bebida contém antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres e participam da prevenção do envelhecimento celular. O chimarrão contém cafeína e apresenta efeito termogênico, dessa forma ajuda a acelerar o metabolismo. É uma ótima recomendação para consumo antes dos exercícios físicos.

O Mate ajuda a emagrecer?

Uma dúvida que surgiu e que vem se difundindo é que a erva-mate é o principal responsável pelo emagrecimento. Mas será que isso é realmente verdade ou apenas um mito?
Como falamos anteriormente, o chimarrão conta com uma série de propriedades benéficas para a saúde do nosso corpo. Para quem busca perder peso, ele pode ser um importante aliado, já que é responsável por estimular o circuito mesocorticolímbico, o qual produz grandes níveis de dopamina (o neurotransmissor do prazer). Pesquisas garantem que o emagrecimento está ligado diretamente a fatores emocionais. A erva-mate ajuda a elevar os níveis de dopamina, isso faz com que a ansiedade seja reduzida e obtenha-se uma sensação de prazer e bem estar.
Portanto, além de ser uma ótima “desculpa” para socializar e interagir com as pessoas, a erva-mate ajuda a controlar a fome, pois contribui para a sensação de saciedade. No entanto, é importante destacar  que que o consumo do chimarrão por si só não vai fazer com que você emagreça, a erva-mate é somente um dos (muitos) fatores que auxiliam nesse processo. Sendo assim, o mais indicado é procurar um nutricionista para que ele possa lhe ajudar de forma prática e segura.
Fonte: Revista Globo Rural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s